Diabetes e problemas cardiovasculares

06.06
2018

Diabetes e problemas cardiovasculares

Saúde e Bem Estar

Você sabia da relação entre diabetes e problemas do coração? Segundo pesquisas da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a doença é considerada um dos maiores fatores de risco para os problemas cardíacos.
Estatísticas da SBD sugerem que cerca de 68% das mortes entre pacientes diabéticos com idade acima de 65 anos acontecem devido a problemas cardiovasculares. Adultos com diabetes possuem de duas a quatro vezes mais chances de terem doenças cardíacas do que adultos sem diabetes.
O diabetes ocorre quando aumenta a concentração de glicose no sangue, pois as células não a absorvem da maneira correta para utilizá-la como fonte de energia para o corpo, já que a insulina não funciona corretamente. Esse acúmulo de açúcar (glicose) no sangue promove o aumento da formação de placas de gordura. Essas placas de gordura podem obstruir as artérias do coração, do cérebro e dos membros inferiores, por exemplo, causar infarto ou AVC (derrame).
Dados apontam que pelo menos metade dos diabéticos possuem também hipertensão (pressão alta), que é um dos principais fatores de risco para o infarto, pois a pressão arterial elevada força o coração a trabalhar mais aumentando o desgaste das artérias.
Porém, há atitudes que podem ser tomadas para amenizar o problema. Não é fácil rever e mudar o estilo de vida. Tenha em mente, porém, que em se tratando de diabetes, os ajustes na rotina – alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, respeito ao sono, entre outros não se revertem apenas em um melhor domínio sobre os níveis de glicose. Eles ajudam a remediar outros fatores de risco cardiovascular que andam de mãos dadas com o sangue doce, como o caso do excesso de peso. A sintonia com orientações médicas e o esforço para aderir a comportamentos saudáveis compensam. O coração agradece.

Ligue e agende seu exame

21 4108 6800

21 98208 6800