Alimentos que protegem o coração

11.07
2018

Alimentos que protegem o coração

Prevenção

“A prevenção é a melhor forma de evitar complicações cardíacas, já que os sintomas da doença costumam ser discretos e imprecisos no início”, afirma o diretor de Divisão Científica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP), Dr. Marcelo Bertolami. É preciso se preocupar com o estilo de vida que se leva. E dentre tantas formas de prevenção, a alimentação saudável, combinada com a prática de exercícios físicos, é um dos itens mais importantes a serem observados.
Uma dieta equilibrada é aquela que fornece quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais para o nosso organismo. Por isso é fundamental incluir no cardápio alguns alimentos que são essenciais para a manutenção da saúde cardiovascular, regulam o colesterol ruim e controlam os níveis de açúcar, prevenindo o diabetes e ajudando a reduzir os níveis da pressão arterial. Conheça alguns deles:
– Peixes com ômega 3 – Um dos alimentos mais amigos do coração. Atum, sardinha e salmão possuem ômega 3, um alimento de alta proteção cardiovascular, que evita a formação de placas nas artérias e aumenta o colesterol bom no sangue. Recomenda-se ingerir 100 gramas do alimento cozido pelo menos 2 vezes por semana.
– Cereais – tendo como principal representante do grupo a aveia, reduz as concentrações de colesterol e triglicerídeos ( retirar lipídios totais ) . É fonte de uma fibra insolúvel nomeada betaglucana, que melhora a circulação e inibe a absorção de gordura pelo organismo. Duas colheres por dia são suficientes.
– Oleaginosas – Carregam gorduras boas, selênio e vitamina E para defender as paredes dos vasos, além de ter ação antioxidante, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim. Castanhas, nozes e avelã fazem parte desse time.
– Frutas – Sempre aliadas à saúde, o consumo de frutas deve fazer parte de qualquer cardápio. A uva atua contra a inflamação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue. Outras frutas como abacate, maça e jabuticaba também são benéficas para o coração.
– Óleos vegetais – Ricos em vitamina E, ômega 3 e 6 e gorduras monoinsaturadas, aumentam o bom colesterol (HDL) e reduzem o mau colesterol (LDL)
– Grãos – Também trabalham a favor do coração. Feijão, soja e quinoa são exemplos de grãos fazem valer a pena manter no cardápio.
Esses e outros alimentos são ricos em nutrientes que protegem o coração e devem fazer parte da dieta, aliados a outras práticas saudáveis, como a prática de exercícios físicos e acompanhamento médico regular.

Ligue e agende seu exame

21 4108 6800

21 98208 6800