Benefícios da atividade física para o coração

04.07
2018

Benefícios da atividade física para o coração

Saúde e Bem Estar

São muitas as vantagens que o grande avanço tecnológico dos últimos anos trouxe. Mais facilidade e comodidade para as pessoas na maioria das tarefas do dia a dia. Entretanto, quase sempre essa praticidade em excesso leva as pessoas a se acomodarem, o que implica em uma sociedade cada vez mais inativa, muito comum atualmente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é o segundo principal fator de risco de morte no mundo, associado, na maioria dos casos, a doenças coronárias. Somente no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, morrem, a cada ano, cerca de 300 mil pessoas por problemas do coração, sendo 60% delas, mulheres.

Infelizmente, apesar de todas as evidências, as pessoas ainda dedicam pouca atenção para a importância da atividade física, principalmente para a manutenção da saúde do coração. A adoção de hábitos saudáveis deve ser realizada não apenas depois do surgimento de uma doença, o que é muito comum. As pessoas devem se conscientizar que gerir uma boa alimentação e manter a prática regular de exercícios físicos são a melhor maneira de evitar a manifestação de muitas doenças.

Segundo pesquisas da Universidade de São Paulo (USP), a prática de exercícios físicos traz benefícios ao coração. O exercício aeróbico faz uma “limpeza” nas células cardíacas, livrando-as de estruturas que não funcionam bem. “As pessoas que praticam atividade física regularmente têm redução do risco cardiovascular. As vantagens estão relacionadas à redução do colesterol e dos níveis de glicemia, pois quando praticamos exercício, aumentamos o nosso metabolismo e queimamos ‘gordura’ e ganhamos massa magra, contribuindo para diminuição da pressão arterial e do estresse”, explica Agnaldo Pispico, médico cardiologista e diretor do Centro de Emergências da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). “Dieta saudável e atividade física regular são investimentos importantes para viver mais e chegar a velhice com saúde não só do coração, mas também com vitalidade muscular para aproveitar a longevidade que estamos atingindo com qualidade”, completa Pispico.

Para começar, basta 30 minutos de caminhada três vezes por semana. A melhor maneira de não colocar a saúde em risco é começar a se exercitar de forma leve. Com o passar do tempo, a frequência pode ser aumentada aos poucos. É importante realizar um check-up cardiológico antes de iniciar as atividades. Converse com um cardiologista sobre a importância da atividade física.

Ligue e agende seu exame

21 4108 6800

21 98208 6800