08.09
2017
No mês do setembro Vermelho, que é um mês voltado para a prevenção das doenças cardiovasculares, queremos trazer conteúdos que possam auxiliar na sua informação no que diz respeito a saúde do seu coração.
Hoje vamos falar um pouco do Ecocardiograma fetal, ou ecofetal como é mais conhecido. Este exame tem como objetivo observar o coraçãozinho do bebê que ainda não nasceu, é um ultrassom bem semelhante ao que a mamãe já realiza, porém feito por um médico especialista em cardiologia fetal. O exame dura em torno de 30 minutos em média, podendo ter um tempo maior caso o médico precise refazer.
Ao analisar, o médico verifica se o coração do bebê está de acordo com o período da gravidez e é o esperado. O período ideal para a realização do ecocardiograma fetal é entre a 18? e 24? semana, mas também pode ser realizado até o final da gestação.
Para se ter ideia, uma anormalidade congênita do coração aparece em 5 para cada 100 nascimentos, de todos os bebês com alteração congênita, apenas 10% apresentam algum fator de risco.
Se na sua família há casos de familiares que desenvolveram doenças cardiovasculares, se a mãe possui diabetes, cardiopatia congênita, ou é exposta a medicamentos que podem causar má formação do feto, é de extrema importância que o pré-natal seja feito não só para detectar possíveis problemas cardíacos como todos os itens que afetam diretamente a saúde do seu bebê.
Fonte: Guia do Bebê
21 4108 6800
21 98208 6800