Proteja a saúde do seu coração

18.04
2018

Proteja a saúde do seu coração

Prevenção

A OMS (Organização Mundial da Saúde) destaca que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes no mundo. No Brasil, 300 mil pessoas morrem anualmente, ou seja, um óbito a cada dois minutos é causado por esse tipo de enfermidade. São causadas principalmente pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, provocando doenças e graves complicações à saúde da pessoa, como infarto, insuficiência cardíaca, arritmias, AVC ou outros tipos de alterações na circulação de sangue.

Estas doenças afetam, geralmente, mais homens do que mulheres, em idades acima dos 50 anos. O risco de desenvolver as doenças cardiovasculares é muito maior em pessoas com colesterol alto, diabetes, pressão alta e com hábitos de vida pouco saudáveis.

Embora fatores não modificáveis, como predisposição genética, contribuam para a ocorrência de tais doenças, para o cardiologista Leonardo Spencer, do Hospital do coração do Brasil, em Brasília, essas estatísticas podem ser explicadas principalmente pelos maus hábitos de vida da população. “Alimentação não balanceada, rica em gordura saturada, aliada ao sedentarismo, ao sobrepeso, à hipertensão, ao diabetes e ao tabagismo, por exemplo, aumenta consideravelmente o risco de o indivíduo ter um problema cardíaco no futuro”, afirma o especialista.

Adquirir novos hábitos como a prática diária de esportes contribui para a prevenção. Estudos já indicaram que as pessoas que praticam exercícios físicos regularmente têm 14% menos chance de sofrerem um ataque cardíaco. Dessa forma abandonam o sedentarismo e protegem a saúde. Junta-se a tudo isso uma alimentação balanceada e alto consumo de água. O primeiro passo neste caminho em busca de qualidade de vida é abandonar esses comportamentos perigosos para a saúde e adotar um estilo de vida mais saudável. Fazer um acompanhamento médico anual, com a medição da pressão arterial a cada 6 meses, cálculo da circunferência abdominal e do índice de gordura corporal e exames de sangue para verificar o açúcar e o colesterol são medidas usadas como precaução diminuindo a incidência de problemas no coração.

Ligue e agende seu exame

21 4108 6800

21 98208 6800