Relação entre sedentarismo e doenças cardiovasculares

04.04
2018

Relação entre sedentarismo e doenças cardiovasculares

Saúde e Bem Estar

O mundo moderno e a tecnologia nos trouxe muito conforto, mas  também alguns problemas. Nosso organismo se desenvolveu fazendo muito movimento para caçar, plantar, construir moradia. Com o advento da tecnologia, a mudança foi muito rápida. Em menos de 100 anos, nosso mundo se tornou muito prático e fácil. Não é necessário fazer força e nem repetir movimentos para praticamente nada, Isso traz consequências negativas para o nosso corpo.

Existem diversos tipos de doenças cardiovasculares, variando quanto a causa e a gravidade. Estima-se que  essas doenças sejam responsáveis por 1 em casa 3 mortes prematuras em homens, e 1 em cada 5 mortes prematuras em mulheres. Segundo dados da organização Mundial de Saúde (OMS), 17,5 milhóes de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças cardiovasculares. É a principal causa de mortes no mundo. Entre as mais conhecidas estão o IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) e o AVE (Acidente Vascular Encefálico).

As pessoas que não se exercitam possuem risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes, segundo a Federação Mundial de Cardiologia. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e publicado no American Journal of Clinical Nutrition identificou que das 9,2 milhões de mortes na Europa, 337 mil foram atribuídas à obesidade e o dobro desse número, 676 mil, ao sedentarismo. Os resultados foram possíveis após o acompanhamento de 334.161 europeus durante 12 anos. Neste período foram avaliados os níveis de exercícios praticados por cada um.

Uma das conclusões mais importantes a que os pesquisadores chegaram é que caminhar diariamente durante pelo menos 20 minutos pode reduzir o risco de morte prematura em até 30%. O controle do peso com alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas diminuem sensivelmente a probabilidade de adoecimento.

Ligue e agende seu exame

21 4108 6800

21 98208 6800