22.12
2017
O sopro cardíaco é um ruído que pode ser auscultado no tórax durante o exame físico e acontece pela passagem do fluxo de sangue através das estruturas do coração.
Pode ser uma condição congênita (quando a pessoa nasce com o sopro) ou adquirida em consequência de outras doenças cardíacas como febre reumática, endocardite, aumento do coração, infarto ou com a idade avançada (degeneração valvar).
Existem dois tipos de sopros: Fisiológico (funcional) e o patológico (anormal).
Algumas fontes estimam que entre 40% e 50% de crianças em condições saudáveis apresentam sopro do tipo fisiológico, chamado de sopro inocente, que não apresenta nenhuma interferência em seu desenvolvimento normal. Não existe explicação precisa para o aparecimento de sopros inocentes. Devido a mudanças no período neonatal no sistema circulatório, o recém-nascido pode apresentar sopros na área pulmonar ou da valva tricúspide que tendem a desaparecer. Crianças em idade pré-escolar o ecocardiograma pode visualizar a presença de um tendão no ventrículo esquerdo.
A causa mais comum de sopros patológicos em crianças é quando os bebês nascem com problemas estruturais do coração (Cardiopatia congênita) como defeitos septais – orifícios comunicando o lado esquerdo com o direito do coração, anormalidades nas válvulas cardíacas (comprometimento em sua abertura – estenose ou em seu fechamento – insuficiência) ou por comunicação entre a aorta e a artéria pulmonar. Entre as adquiridas está a Febre reumática.
Nos adultos predominam os sopros que aparecem como complicações de valvopatias provocadas por febre reumática ocorrida na infância além de outras causas como infecções (endocardite), dilatação do coração e condições que danificam as estruturas cardíacas por degeneração senil ou em consequência de infarto.
Algumas vezes o sopro está presente em situações que aumentam a velocidade do sangue como em casos de febre, anemia, gestação, exercícios físicos e distúrbios hormonais, neste caso são chamados de funcionais e desaparecem quando se corrige a causa dessa aceleração.
Os sopros fisiológicos são geralmente assintomáticos enquanto os patológicos podem causar sinais e sintomas como: dores no peito, extremidades do corpo e língua com coloração azulada, falta de ar, tosse crônica, transpiração intensa, tontura, desmaios, inchaços, veias do pescoço aumentadas e perda do apetite.
A maioria dos sopros não é grave, mas se foi detectado sopro cardíaco em você ou algum membro da sua família procure um cardiologista para uma avaliação clínica e melhor elucidação diagnóstica através de exames complementares como Eletrocardiograma, Ecocardiograma e Raio-x de tórax.
A clínica Cor Imagem realiza exames cardiológicos diagnósticos e pode te ajudar a cuidar da saúde de seu coração. Conheça nosso serviço e os profissionais qualificados que colaboram conosco e agende seus exames.
21 4108 6800
21 98208 6800