07.02
2018
O teste ergométrico ou teste de esforço é um exame em que o paciente realiza atividades ou em uma esteira ou bicicleta ergométrica. Esse procedimento ajuda na análise do funcionamento do coração. Na realização desse exame, o esforço requerido do paciente vai aumentando de forma contínua e gradual, assim, é observado como se comporta determinadas coisas, como: a frequência cardíaca, a pressão arterial e o eletrocardiograma, – antes, durante e após o esforço realizado.
Com esse exame é possível avaliar a capacidade que os vasos do coração tem de aumentar o fluxo sanguíneo de acordo com o esforço realizado. Esse teste é feito para ajudar no diagnóstico da doença arterial coronária. Além disso, ele pode avaliar a capacidade cardiorrespiratória, além de verificar se o ritmo cardíaco está dentro da normalidades. O teste ergométrico, pode ainda, detectar se houve aparecimento de sopros no coração, dentre outros sintomas que podem acompanhar anomalias na saúde do coração.
No entanto, esse exame não é indicado para pessoas que possuem a doença arterial coronária de maneira instável, bem como pacientes com quadro de arritmia não controlada, gestante, hipertensão arterial grave, embolia pulmonar, entre outros casos a ser consultado com o médico.
Para se preparar para esse teste é preciso que no dia do exame, após o banho, o paciente não deverá passar no corpo cremes, pomadas ou gel. Para a realização do teste ergométrico é preciso estar usando roupas confortáveis e tênis. Para os fumantes, é solicitado que não fumem 2 horas antes do exame e 1 hora após. Além disso, não deve ser feito jejum para realização desse exame, o paciente deverá seguir sua dieta normal. Se o paciente faz uso de qualquer medicamento, fica a critério do médico a suspensão ou não do remédio para o exame.
Para fazer o exame são coletados algumas informações com o paciente a fim de definir o protocolo ideal, quaisquer contraindicações, bem como os procedimentos a serem seguidos. Após isso, são colocados no tórax do paciente eletrodos para registro do eletrocardiograma. Em seguida, o paciente sobe no aparelho para iniciar o exercício indicado. Pode haver interrupção no exame, caso o paciente manifeste sintomas de cansaço intenso ou exaustão, além disso, pode apresentar outras anormalidades ou alterações cardiovasculares. Por isso, o médico deve ficar atento às reações da pessoa.
Desta maneira, como esse exame requer cuidados o paciente precisa de médicos e profissionais da saúde capacitados para realizá-lo. Na Clínica Cor Imagem a saúde do seu coração é coisa séria! Por isso, além de profissionais experientes, você encontra equipamentos modernos para cuidar da sua saúde. Entre em contato conosco e marque uma visita!
21 4108 6800
21 98208 6800