12.01
2018
Com o objetivo de desobstruir artérias coronárias, a Angioplastia é um procedimento de caráter pouco invasivo. É normalmente recomendada para pacientes que apresentam o quadro clínico de angina ou infarto , ou seja, acúmulo de placas de gordura nas artérias que impedem ou dificultam a passagem do fluxo de sangue no coração e organismo.
Na realização do procedimento, é utilizado um cateter que será introduzido após punção da artéria através da pele do paciente, essa punção pode ser feita no pulso , no braço ou mais comumente na virilha . O cateter possui um pequeno balão e, uma vez que tenha chegado ao ponto obstruído, ele é inflado e esvaziado algumas vezes para comprimir a placa de gordura e fazer voltar ao normal o fluxo sanguíneo na artéria. Geralmente as angioplastias são seguidas da colocação de “stents”, que são malhas cilíndricas flexíveis que tem como função manter a artéria permanentemente desobstruída, reduzindo drasticamente as chances de ocorrer uma nova estenose no local em que o “stent” foi colocado principalmente se ele for do tipo farmacológico.
A indicação para uma angioplastia acontece por meio de um cateterismo comum e não requer grandes preparações, as recomendações são simples e indicadas pelo médico no momento em que o procedimento é agendado. No procedimento, é aplicada uma anestesia local e sua duração geralmente não ultrapassa uma hora. Após o procedimento, o paciente deve ficar com a perna (no caso de punção arterial na virilha) por no mínimo 6 horas em repouso absoluto. A internação dura apenas um dia e o paciente se não apresentar nenhuma complicação, pode receber alta no dia seguinte.
Ao longo de duas semanas, recomenda-se não realizar atividades desgastantes que exigem muito esforço físico e repousar o máximo possível, para evitar possíveis sangramentos ou outros agravantes. Além disso, é muito importante acatar as orientações médicas e estar atento à reação de seu organismo ao procedimento. Qualquer anormalidade deve ser imediatamente informada.
A Clínica Cor Imagem realiza exames como Eletrocardiograma , Ecocardiograma e Teste ergométrico que de forma indireta suspeitam da obstrução de artérias coronárias sendo então necessária a realização de Cateterismo cardíaco que é realizado em ambiente hospitalar para a confirmação diagnóstica e a angioplastia coronariana pode ser o tratamento de escolha.
21 4108 6800
21 98208 6800