26.12
2017
A hipertensão tem se tornado um problema cada vez maior para a população do país. Estudos estimam que quase um quarto dos brasileiros tem pressão alta. Vários são os fatores que podem levar a pessoa a desenvolver esse quadro clínico e entre eles encontra-se o sono desregulado.
Especialistas apontam que a insônia, sono interrompido e noites mal dormidas constantes podem ser encaradas pelo corpo como situações de estresse, que é uma condição que favorece o desenvolvimento da hipertensão. Não é novidade que uma boa noite de sono restabelece nossas energias, mas o que muitos não sabem, é que isso também ajuda a produzir os hormônios que controlam a circulação, de modo que, no dia seguinte, o corpo está pronto para trabalhar normalmente. Porém, quando a pessoa não dorme o suficiente nem atinge os seus estágios profundos, fundamentais para um descanso completo, isso causa uma produção menor desses hormônios, que pode gerar problemas no coração, como a arritmia.
Portanto uma noite de sono de qualidade pode fazer toda a diferença para a saúde do seu coração. De acordo com o Dr. Celso Amodeo especializado em cardiologia e hipertensão pelo HCor, enquanto dormimos a nossa pressão arterial e frequência cardíaca são reduzidas, o que contribui para o restabelecimento do sistema cardíaco. Por essa razão, é essencial seguir a recomendação de dormir pelo menos 8 horas por noite ininterruptamente.
Aliás o sono a outros aspectos como um estilo de vida saudável, atentando para a alimentação com pouco sal e a realização de atividades físicas regulares pode ser de grande ajuda para evitar o desenvolvimento da hipertensão e ainda melhorar sua qualidade de vida. Também é preciso ter a rotina de fazer exames para acompanhar o estado de seu músculo cardíaco. Para isso, a clínica Cor Imagem disponibiliza para você uma variedade de exames e os melhores profissionais da área de cardiologia para cuidar de seu coração.
21 4108 6800
21 98208 6800