09.05
2018
No próximo dia 13 de maio é comemorado do Dia das Mães. Dia de celebrar a vida de mulheres guerreiras e batalhadoras que muitas vezes, além de mães, são esposas, donas de casa, empreendedoras, profissionais e dão conta de tudo com muita maestria.
Essas mulheres levam o universo inteiro dentro de suas cabeças. Seus pilares emocionais precisam estar sólidos para que as engrenagens funcionem. Com a mente preocupada com o filho, com a casa, com o marido, com o emprego, muitas vezes falta tempo para cuidar da própria saúde. E infelizmente não são poucos os casos. As mulheres precisam se atentar com o próprio bem-estar, como afirma o Dr. Dráuzio Varella, um dos médicos mais conhecidos e admirados do Brasil. Segundo ele, “cuidar da própria saúde é um dever de toda mãe”.
A maternidade representa muitos desafios para a mulher. Da gravidez à velhice seu corpo está exposto a várias situações. Na gestação ocorrem muitas mudanças em seu organismo, inclusive o ritmo dos batimentos cardíacos, que pode aumentar de 30% a 50%. Isso se deve a maior quantidade de sangue a ser bombeado. Outra transformação que pode ocorrer neste período é uma maior dificuldade no controle da pressão arterial. Uma elevação da pressão pode causar eclampsia durante o parto, que pode ser antecipado para não comprometer a vida da paciente e do bebê. Por isso é fundamental manter o controle e evitar a hipertensão gestacional.
Diabetes também é uma preocupação nessa fase de vida da mulher. Se desenvolvida neste período, pode causar má formação no coração do bebê. Por isso a importância de fazer exames de prevenção, ficar atenta às dietas e, se necessário, fazer uso de medicamentos.
Seja durante a gestação ou em outro período da vida, a saúde da mulher deve ser levada a sério. No Brasil, dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que aumentou o numero de mortes em mulheres com problemas cardíacos, mais de 200 morrem por dia. Isso serve de aviso para as mamães ficarem atentas com a sobrecarga de funções, má alimentação, sedentarismo. Com a chegada da menopausa os cuidados devem ser redobrados, pois o risco de doenças cardíacas aumenta consideravelmente.
Por isso a importância de acompanhamentos médicos frequentes e check up cardíaco. Afinal, quando se trata de prevenção de doenças o lema é: não se pode perder tempo.
21 4108 6800
21 98208 6800